O 2º período começou sem sobressaltos. Foi um período pequenino mas cheio de comemorações. Foi o dia dos Reis em que se cantaram as Janeiras, brincamos ao carnaval, tivemos a visita de estudo ao Oceanário e ao Pavilhão do Conhecimento, festejou-se o dia da Mulher, as atividades do Projeto “Eu participo”e no ultimo dia do período fez-se a caça aos ovos. Aprendemos também novas matérias. O OTL fez questão de comemorar as datas importantes para sensibilizar os nossos pequeninos para os temas da atualidade que são pertença do nosso quotidiano, demos continuação à criação do jornal da nossa escola em articulação com o OTL.
Mas também foi um período que se falou de bullying, e respeito pela diferença.
Projeto “Eu participo”
Este ano foi diferente… O Projeto “Eu Participo” percorreu mais pelos caminhos do EU. Depois da euforia do contacto com “eu tenho uma ideia, quero concretizá-la e os adultos podem ajudar-me”, as crianças deparam-se com outras necessidades que, no fundo, são fundamentais para qualquer comportamento participativo na sociedade. O meu “eu” torna-se mais forte e com mais sentido se for partilhado com o teu “eu” e assim conseguirmos pensar, viver e atuar em conjunto. Um grande desafio!
No final do ano, porque o impacto foi maior no interior que no exterior, pareceu-nos que as decisões que tomamos não estavam a ser escutadas e que afinal não conseguimos grandes coisas. O ano passado aprendemos que levantando o dedo eu posso exprimir a minha opinião e o adulto deve ouvir-me! E com isso os adultos ajudaram-nos e a nossa escola ficou mais bonita! Este ano decidimos arranjar algumas coisas que não tinham ficado bem: as balizas, o cuidar das flores e da horta, a mesa de piquenique, estudar mais os direitos da criança… Mas o mais importante: o grupo estava diferente e não estávamos a reagir bem uns com os outros! Precisávamos de conhecer-nos e defender os nossos direitos de criança entre todos os da escola. Hoje, na avaliação, afirmámos que estamos melhores! Algumas coisas não conseguimos talvez porque não as agarramos com tanta força: arranjar as balizas e terminar o banco da mesa de piquenique. Percebemos, também, que não correram tão bem porque tivemos menos oportunidades de trabalhar em grande grupo/plenário e de falar com outras pessoas, esquecíamo-nos muitas vezes das tarefas que tínhamos que cumprir, nem sempre conseguíamos tempo para trabalhar nos pequenos grupos, os adultos levaram mais tempo que o ano passado a ajudar-nos! Outras coisas deixaram marcas e conseguimos: realizamos grupos de trabalho, dividimos tarefas, conhecemos os direitos da criança, fizemos regras para o refeitório, cuidamos das plantas e horta, juntamos roupas e brinquedos para as crianças de Cabo Verde e continuamos a descobrir o que significa participar!
Passo a passo, as crianças vão aprendendo que ao exercer os seus direitos, estes ganham força e que é hoje que são cidadãos e não num mero futuro que ainda não chegou! É hoje que devem começar a participar e não só no amanhã! Teremos, nós os adultos, a “orelha verde” para os escutar e valorizar e, em conjunto, construirmos um hoje mais justo e decididamente respeitador dos direitos da criança? Não estaremos nós também a aprender o que é isto da participação?
(Cristina Correia, 12/Junho/2013)
Cantar as Janeiras
O primeiro dia de aulas do segundo período foi um a festa! Além do reencontro com os amigos e com os professores, tínhamos apenas dois dias para afinarmos as gargantas e ensaiarmos as quadras para cantarmos “as Janeiras”. Além disso, aproximava-se o “Dia de Reis” e era necessário meter mãos à obra e fazermos as nossas coroas, para ao mesmo tempo, mantermos viva a tradição do “cantar das janeiras” e celebrarmos, assim, o “Dia de Reis”. Assim, no dia 7 de janeiro, alegrámos as ruas de Batudes e Venda do Alcaide com as nossas coroas e a nossa alegria de crianças felizes. Agradecemos a todos os presentes que contribuíram com a sua presença e também com palavras de estímulo e apreço.
Aniversário da professora Maria José
No dia 18 de janeiro, a mãe Lena preparou um bolo e fez-se uma festa surpresa à professora Maria José, que festejava neste dia o seu aniversário.
Festejamos o Carnaval
08/02/2013
Por cá…..a “tradição ainda é…o que era” !!!!
Sexta-feira, véspera de final de semana…. E pausa para descanso de Carnaval… Só estes fatores já eram motivo para muita alegria….Depois, foi só juntar os restantes ingredientes, a fantasia, a magia, a cor e a alegria e o “prato da diversão” estava pronto a servir… saímos para o desfile até ao parque da Venda do Alcaide, para nos encontrarmos com os colegas e os professores da Escola Básica da Palhota. Quando chegámos ao parque foi bom rever os nossos colegas da E.B da Palhota. Foi na verdade, uma grande Festa!
Visita de Estudo ao Pavilhão do Conhecimento e Oceanário
06/03/2013
“PEQUENOS, grandes ESCRITORES”
No sentido, de promover o gosto pela escrita e despertar a criatividade, o OTL considerou importante criar um espaço, onde os alunos pudessem divulgar as suas “obras literárias, dando “asas à sua imaginação”……
A CIGARRA E A FORMIGA
Era uma vez uma cigarra e uma formiga. No verão a formiga juntava comida, enquanto a cigarra se divertia. Quando chegou o Inverno, a cigarra começou a sentir frio e fome. Já nevava imenso e apercebeu-se que não fez nada do que deveria no Verão Decidiu pedir ajuda a formiga:
-Ó formiga podes -me emprestar a tua casa e a tua comida?
-Ok! Eu empresto-te a minha casa e a minha comida.
E assim foi… a formiga foi muito simpática e deu-lhe teto e comida. A cigarra de tanta gratidão prometeu trabalhar no verão para sempre.
André (3º ano)
Poema do Dia dos Namorados
Ganho alegria ao te ver por isso
Agora tenho saudades
Beijar-te é alegria
Rir contigo é uma diversão
Imaginar -te comigo com amor
E estar contigo
Liga-nos noite e dia.
Gabriel (3º ano)
Caça aos Ovos
Este foi o ultimo dia do 2º período. Foi um dia muito divertido. Cantamos, dançamos e fizemos caça aos ovos.
3º Período
Neste período, poucas atividades tivemos, pois foi um período em que tivemos que estudar bastante; principalmente os nossos colegas de 4º ano que tiveram exames nacionais de Português e de Matemática
Finalmente chegou o fim do 3º período e consequentemente o fim do ano letivo, que comemorámos com a tradicional festa de encerramento na Sede da Palhota com muita animação, alegria e boa disposição.