segunda-feira, 18 de novembro de 2013

S. Martinho na escola

 Com a mesa já posta,  iniciou-se a nossa festinha de S. Martinho.
 
 
A Dra. Cristina também não faltou à nossa festinha.
 
 
 
Os alunos de 1º e 2º ano cantaram uma canção.
 
 
 
Os alunos do 3º e 4º ano apresentaram a lenda de S. Martinho com sombras chinesas.
 

 



Depois das nossas apresentações e de um lanchinho composto por castanhas assadas, bolinhos e suminhos, ainda tivemos a oportunidade de comprar bijuterias, livros e jogos!















segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Convite - S. Martinho


Com o frio a chegar
A natureza está-se a transformar
Os ouriços a abrir
Para as castanhas apanhar.
O dia de S. Martinho está a chegar
A lareira vou acender
Para as castanhas assar
E contigo as comer.
 
 
 
 
 
Apareçam para um joguinho ou livrinho comprar e umas castanhinhas saborear!!!

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Halloween

O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos, sendo que não existe ao certo referências precisas de onde surgiram essas celebrações.
A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma tradição contraída do dia 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos, é um dia católico de observância em honra de santos.
Mas os estudiosos dizem que a palavra Halloween surgiu da seguinte forma: o nome é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even"(Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day). "Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas um outro nome para Dia de Todos os Santos, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos. Com o tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, "All Hallows' Even", como "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween".
 
Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião desta festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros.

 A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (ou Finados aqui no Brasil), os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.
 
Na nossa escola, enfeitámos as salas com morcegos, abóboras, fantasmas... E no final das aulas ainda houve uma história horripilante onde nós fomos as personagens principais, que terminou com um baile!!!
 

 
 
E, como recompensa, provámos uns deliciosos "dedos com sangue" feitos pelo nosso colega Daniel do 3º ano e um bolo muito saboroso feito pela mãe Lena. 
 
 
 
 



segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Comemoração do dia da alimentação

No dia 19 deste mês (6ª feira) comemorámos o dia da alimentação. De manhã andámos muito atarefados entre ensaios e entre os preparativos da confeção do lanche que iriamos oferecer aos pais.
As mães Ângela, Cila e Lena ofereceram-se para nos ajudar nos preparativos do lanche, pois nós ainda tínhamos muito que treinar!!!
 
 
 
As 16h30m, com a chegada dos nossos pais, os nossos corações bateram a mil à hora de tanta ansiedade, nervosismo e de alegria.
 
 
 
 
 
 
 
                                 Os apresentadores Jack e Daniel deram início à nossa festa.

 
 

 
Os alunos de 3º e 4º ano mostraram e explicaram os cartazes que fizeram.
 
 

 
 

 
 
Os alunos do 1º e 2º ano cantaram duas canções alusivas à alimentação.
 
 
Por último, os nossos pais puderam assistir à peça de teatro "Dentinho".
 
 
 
 
 
 
 
No final da nossas festa, os nossos pais foram contemplados com um lanchinho muito saudável:
 


 
 
 
E ainda puderam ficar mais belos, ao comprarem as bijuterias lindas que as mães Ana, Ângela e Cila fizeram para angariarmos alguns euritos para melhorarmos a nossa escolinha.
 
Os saquinhos de chá doce-lima

 


Colares, pregadeiras e porta-chaves
 


 







 
 
 

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Convite

 
 
 
 
Para aguçar a vossa curiosidade, deixamos aqui algumas peças de bijuteria que estão à espera de tornar a vossa vida mais bonita e alegre!!!! 
Mais surpresas aguardam por vocês!
 
Colares
 
Porta-chaves
 
 
Pregadeiras

 

 
 


sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Novo ano

Cá estamos de novo, para começarmos mais um ano! No dia 16 de Setembro, regressámos à nossa escolinha!!! Que saudades tínhamos dos nossos colegas, das nossas professoras e das nossas assistentes. Foi tão bom regressar. Mas também recebemos de braços abertos os nossos novos colegas de 1º ano.
A professora Ana Maria continua a ser a professora do 1º e 2º ano. A representante dos encarregados de educação desta turma, é a mãe Rute, mãe do Daniel do 2º ano.
O 3º e 4º ano tem como professora a Maria José e as representantes dos encarregados de educação são as mães Ângela e Cila, mães do Daniel do 3º ano e do Gabriel do 4º ano, respetivamente.
O nosso OTL continua a funcionar, onde já começámos a realizar trabalhinhos com a ajuda da Cila.
 
Este ano, vamos ter muitas surpresas… estejam atentos!!!




Resumo do ano letivo 2012/2013

O 2º período começou sem sobressaltos. Foi um período pequenino mas cheio de comemorações. Foi o dia dos Reis em que se cantaram as Janeiras, brincamos ao carnaval, tivemos a visita de estudo ao Oceanário e ao Pavilhão do Conhecimento, festejou-se o dia da Mulher, as atividades do Projeto “Eu participo”e no ultimo dia do período fez-se a caça aos ovos. Aprendemos também novas matérias. O OTL fez questão de comemorar as datas importantes para sensibilizar os nossos pequeninos para os temas da atualidade que são pertença do nosso quotidiano, demos continuação à criação do jornal da nossa escola em articulação com o OTL. Mas também foi um período que se falou de bullying, e respeito pela diferença.

Projeto “Eu participo”
Este ano foi diferente… O Projeto “Eu Participo” percorreu mais pelos caminhos do EU. Depois da euforia do contacto com “eu tenho uma ideia, quero concretizá-la e os adultos podem ajudar-me”, as crianças deparam-se com outras necessidades que, no fundo, são fundamentais para qualquer comportamento participativo na sociedade. O meu “eu” torna-se mais forte e com mais sentido se for partilhado com o teu “eu” e assim conseguirmos pensar, viver e atuar em conjunto. Um grande desafio! No final do ano, porque o impacto foi maior no interior que no exterior, pareceu-nos que as decisões que tomamos não estavam a ser escutadas e que afinal não conseguimos grandes coisas. O ano passado aprendemos que levantando o dedo eu posso exprimir a minha opinião e o adulto deve ouvir-me! E com isso os adultos ajudaram-nos e a nossa escola ficou mais bonita! Este ano decidimos arranjar algumas coisas que não tinham ficado bem: as balizas, o cuidar das flores e da horta, a mesa de piquenique, estudar mais os direitos da criança… Mas o mais importante: o grupo estava diferente e não estávamos a reagir bem uns com os outros! Precisávamos de conhecer-nos e defender os nossos direitos de criança entre todos os da escola. Hoje, na avaliação, afirmámos que estamos melhores! Algumas coisas não conseguimos talvez porque não as agarramos com tanta força: arranjar as balizas e terminar o banco da mesa de piquenique. Percebemos, também, que não correram tão bem porque tivemos menos oportunidades de trabalhar em grande grupo/plenário e de falar com outras pessoas, esquecíamo-nos muitas vezes das tarefas que tínhamos que cumprir, nem sempre conseguíamos tempo para trabalhar nos pequenos grupos, os adultos levaram mais tempo que o ano passado a ajudar-nos! Outras coisas deixaram marcas e conseguimos: realizamos grupos de trabalho, dividimos tarefas, conhecemos os direitos da criança, fizemos regras para o refeitório, cuidamos das plantas e horta, juntamos roupas e brinquedos para as crianças de Cabo Verde e continuamos a descobrir o que significa participar! Passo a passo, as crianças vão aprendendo que ao exercer os seus direitos, estes ganham força e que é hoje que são cidadãos e não num mero futuro que ainda não chegou! É hoje que devem começar a participar e não só no amanhã! Teremos, nós os adultos, a “orelha verde” para os escutar e valorizar e, em conjunto, construirmos um hoje mais justo e decididamente respeitador dos direitos da criança? Não estaremos nós também a aprender o que é isto da participação?
(Cristina Correia, 12/Junho/2013)



Cantar as Janeiras

O primeiro dia de aulas do segundo período foi um a festa! Além do reencontro com os amigos e com os professores, tínhamos apenas dois dias para afinarmos as gargantas e ensaiarmos as quadras para cantarmos “as Janeiras”. Além disso, aproximava-se o “Dia de Reis” e era necessário meter mãos à obra e fazermos as nossas coroas, para ao mesmo tempo, mantermos viva a tradição do “cantar das janeiras” e celebrarmos, assim, o “Dia de Reis”. Assim, no dia 7 de janeiro, alegrámos as ruas de Batudes e Venda do Alcaide com as nossas coroas e a nossa alegria de crianças felizes. Agradecemos a todos os presentes que contribuíram com a sua presença e também com palavras de estímulo e apreço.



Aniversário da professora Maria José

No dia 18 de janeiro, a mãe Lena preparou um bolo e fez-se uma festa surpresa à professora Maria José, que festejava neste dia o seu aniversário.




                                                             Festejamos o Carnaval
08/02/2013
Por cá…..a “tradição ainda é…o que era” !!!! Sexta-feira, véspera de final de semana…. E pausa para descanso de Carnaval… Só estes fatores já eram motivo para muita alegria….Depois, foi só juntar os restantes ingredientes, a fantasia, a magia, a cor e a alegria e o “prato da diversão” estava pronto a servir… saímos para o desfile até ao parque da Venda do Alcaide, para nos encontrarmos com os colegas e os professores da Escola Básica da Palhota. Quando chegámos ao parque foi bom rever os nossos colegas da E.B da Palhota. Foi na verdade, uma grande Festa!

                  

                        Visita de Estudo ao Pavilhão do Conhecimento e Oceanário
  06/03/2013

 
 
 
“PEQUENOS, grandes ESCRITORES”
 
No sentido, de promover o gosto pela escrita e despertar a criatividade, o OTL considerou importante criar um espaço, onde os alunos pudessem divulgar as suas “obras literárias, dando “asas à sua imaginação”……
 
A CIGARRA E A FORMIGA
Era uma vez uma cigarra e uma formiga. No verão a formiga juntava comida, enquanto a cigarra se divertia. Quando chegou o Inverno, a cigarra começou a sentir frio e fome. Já nevava imenso e apercebeu-se que não fez nada do que deveria no Verão Decidiu pedir ajuda a formiga:
-Ó formiga podes -me emprestar a tua casa e a tua comida?
-Ok! Eu empresto-te a minha casa e a minha comida.
E assim foi… a formiga foi muito simpática e deu-lhe teto e comida. A cigarra de tanta gratidão prometeu trabalhar no verão para sempre.
André (3º ano)
 
Poema do Dia dos Namorados
Ganho alegria ao te ver por isso
Agora tenho saudades
Beijar-te é alegria
Rir contigo é uma diversão
Imaginar -te comigo com amor
E estar contigo
Liga-nos noite e dia.
Gabriel (3º ano)



                                                                    Caça aos Ovos

Este foi o ultimo dia do 2º período. Foi um dia muito divertido. Cantamos, dançamos e fizemos caça aos ovos.



 

 

 



                                                                           3º Período

Neste período, poucas atividades tivemos, pois foi um período em que tivemos que estudar bastante; principalmente os nossos colegas de 4º ano que tiveram exames nacionais de Português e de Matemática

Finalmente chegou o fim do 3º período e consequentemente o fim do ano letivo, que comemorámos com a tradicional festa de encerramento na Sede da Palhota com muita animação, alegria e boa disposição.